Na pior das hipóteses você irá perder todos os dados do seu computador se seu disco der problemas. Já pensou no desespero de perder todas as fotos da família ou casamento? Mesmo no mundo de hoje onde a nuvem e redes sociais são um local seguro para postar fotos, alguns preferem ter em seus discos arquivos mais pessoais.

Causas

O aquecimento é um dos principais agentes que ocasionam problemas em peças de computador. Por exemplo em SSDs a temperatura ideal seria em torno de 30°C, já HDs comum o ideal é 40°C. Mais se o disco passar dessas temperaturas citadas com o tempo o tempo de vida útil desses dispositivos começam a diminuir.

A fatores externos assim como defeito de fábrica pode gerar bad block (erros de leitura na trilha do HD), não existe bad block em SSD. Por exemplo se você usa um hacker em casa onde fica o computador, e bem provável que em algum momento em que o computador estivesse ligado, você com joelho ou sua mãe limpando a casa tenha batido no hacker e consequentemente chacoalhado o gabinete e por fim o HD. HDs comuns usam uma agulha para leitura dos dados em um disco magnético, eles geralmente têm uma rotação de 5400rpm/7200rpm por minuto. Uma batida do nada pode ocasionar erros na trilha de leitura do HD (bad block), o mesmo pode acontecer com notebook que você suspende ao fechar a tampa e em seguida colocar ele em mochilas, bolsas etc.

É possível ser alertado?

Existe algumas opções de programas que podemos ajudar, lembre-se que isso não irá garantir que você consiga salvar seus dados se um problema surgir, mais já é meio caminho andado. Por exemplo usando o comando abaixo, você, pode verificar o status dos seus discos, assim se aparecer “Ok” significa que seus discos então com a saúde em dia.

wmic diskdrive get caption,status

Fonte: BPV/Reprodução

Abra o CMD como administrador copie e cole o comando acima e pressione Enter.

Hard Disk Sentinel

Um programa fantástico que pode ser baixado nesse link aqui (o programa está com licença grátis desça a página até o final), com Hard Disk Sentinel você poderá configurar o software para emitir alertas sonoros quando a temperatura dos seus discos aumentarem muito, ou quando a vida útil dos mesmos caírem drasticamente. Lembramos que ter o Hard Disk Sentinel é essencial, evita dor de cabeça e outros.

Ao instalar o programa navegue até menu depois configuração>alertas. Assim você pode escolher as melhores opções de alertas quando seu disco chegar a altas temperaturas, ou começar a perder vida útil. Por exemplo você pode marcar as caixinhas de diálogo (opção alertas sonoros) quando a temperatura dos discos passarem de 43°C/50°C. Também é possível configurar o alerta para quando a saúde dos discos caírem repentinamente. Note que nessa mesma aba é possível configurar mensagens de alertas e de usar os alto-falantes para imitir os sons. Assim como também é possível personalizar o arquivo de áudio usado para os alertas, e por fim tem uma caixinha de diálogo para repetir os alertas emitidos caso o usuário não o veja da primeira vez.

Se o usuário não conseguir ver os alertas, ele pode abrir o programa e ir na guia “alertas” todo alerta gerado será salvo como evento, assim você conseguirá verificar detalhes de quando ocorreu e em qual disco ocorreu.

Fonte: BPV/Reprodução

Segunda opinião

Se tratando de softwares que são feitos por humanos, erros não são comuns mais podem acontecer. Com Hard Disk Sentinel já ouve relatos de usuários afirmando que o programa marcava uma coisa e dias depois outra, ou que diagnosticava um problema e quando testado por outro programa o erro não era acusado, realmente isso pode acontecer. Nessa linha sugerimos outro programa bastante usado para fazer verificações assim como o Hard Disk Sentinel, faça o teste também com CrystalDiskInfo, o programa é grátis e praticamente tem as mesmas funções encontradas no Hard Disk Sentinel, clique aqui para fazer o download.