Como Reduzir o Consumo de Memória RAM no Windows 11

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Fonte: BPV/Reprodução

Algumas ferramentas e configurações vêm habilitadas, por padrão, no Windows 11. Porém nem todas são úteis para a maioria dos usuários, e ficam ali apenas consumindo recursos do Windows, principalmente se o computador tiver hardware com pouca RAM ou sem um suporte mais avançado. O ideal nestes casos é limita-las ou desabilita-las imediatamente para melhorar a velocidade do Sistema Operacional.

Um desses recursos é o ícone do Microsoft Teams que vem fixado na barra de tarefas do Windows 11. O Microsoft Teams tem um papel muito mais relevante no novo Windows do que todos esperavam. O aplicativo Teams foi adaptado à barra de tarefas, possibilitando aos usuários cadastrados que iniciem bate-papos ou videoconferências e convidem seus amigos para ingressar na plataforma.[/vc_column_text][td_block_ad_box spot_code=”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”][vc_separator][vc_column_text]Além do ícone do aplicativo do Microsoft Teams, outro aplicativo também vem fixado na barra de tarefas do Windows 11, o Widgets board, uma ferramenta que mostra as principais notícias da atualidade, o clima diário, dentre outros, e permite ao usuário uma configuração personalizada, possibilitando até mesmo adicionar mais widgets. Esse recurso é ainda mais vilão quando se trata de consumir memória RAM, pois ele fica trabalhando em segundo plano, mesmo sem você utiliza-lo.

Fonte: Windowslatest

Um ex-funcionário da Microsoft, chamado Michael Niehaus, aconselhou a desativar esses ícones, caso o usuário prefira mais desempenho em vez de recursos sofisticados. Segundo ele afirmou, tanto os Widgets, quanto o Microsoft Teams consomem muitos recursos em alguns casos. Isso porque eles acionam atividades relacionadas à Web em segundo plano durante o processo de entrada. Ao desabilitar esses aplicativos podemos observar que o consumo de memória RAM diminui, o que torna muito útil no desempenho do Windows em computadores com pouca memória RAM.

Como desativar esses aplicativos

De antemão já te digo que não tem como desativar essas ferramentas de maneira “tradicional”, como comumente fazemos com outros ícones fixados na barra de tarefa, clicando com o botão direito do mouse e escolhendo a opção “desinstalar’. Mas, eu vou te ensinar abaixo como você deve proceder para exclui-los totalmente do seu PC.

 

Microsoft Teams

  1. Clique no Botão Iniciar >> Configurações >> Aplicativos >> Aplicativos e Recursos:
    Fonte: Canal BPV

     

  2. Digite Microsoft Teams no campo de pesquisa, ou role para baixo até encontra-lo. Depois, basta clicar nos três pontinhos localizados à direita e escolher a opção desinstalar:

Lembrando que usuários de computadores com bastante memória RAM não têm necessidade de fazerem esse procedimento, pois o consumo do Microsoft Teams é insignificante.

Fonte: Canal BPV

[/vc_column_text][td_block_ad_box spot_code=”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”][vc_separator][vc_column_text]Widgets

  1. Vá até a Microsoft Store e na barra de pesquisa, digite: winget:
    Fonte: Canal BPV

     

  2. Clique em Instalador de Aplicativos. Nessa tela que abrirá, caso apareça um botão para atualizar, clique e atualize. (Somente com esse aplicativo atualizado você conseguirá desinstalar o Widgets):
    Fonte: Canal BPV

     

  3. Após atualizar o aplicativo, pode fechar a janela de configuração. Vai na pesquisa do Windows e digita CMD, abra o Prompt de Comando executando como administrador:
    Fonte: Canal BPV

     

  4. Digite o seguinte comando: winget uninstall “windows web experience pack” (incluindo as aspas), dê um enter:
    Fonte: Canal BPV

     

  5. Vai aparecer uma pergunta, digite Y e dê um enter: (deve aparecer a seguinte frase: desinstalado com êxito)
    Fonte: Canal BPV

     

    Pronto, o Widgets já não está mais instalado no seu Windows.

[/vc_column_text][td_block_ad_box spot_code=”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”][vc_separator][vc_column_text]Para remover os ícones deles na barra de tarefas é muito fácil!

Siga o caminho: Menu Iniciar >> Configurações >> Personalização >> Barra de Tarefas. Nos botões Microsoft Teams e Widgets, troque ativado por desativado.

Fonte: Canal BPV

[/vc_column_text][vc_separator][vc_column_text]Caso, você se arrependa e queira ter novamente o Widgets, é só baixa-lo e instala-lo outra vez, clicando neste link:https://www.microsoft.com/pacote-de-experiencia-do-windows

(ao abrir o site, siga o caminho: “pegue” >> abir na Microsoft Store >> “adquirir”):

Fonte: Canal BPV

Pronto, o aplicativo Widgets voltará a funcionar normalmente.[/vc_column_text][vc_separator][vc_column_text]

Dica Bônus

Você que deseja desativar o aplicativo Xbox Game Bar, siga o passo a passo que vou deixar aqui abaixo:

  1. Ainda na janela de configurações, clique em Jogos:
Fonte: Canal BPV

 

Clica em Xbox Game Bar e troque Ativado por Desativado:

Fonte: Canal BPV

 

2. Pode fechar essa janela de configurações. Agora vá no Gerenciador de Tarefas, selecione o Xbox Game Bar e clica em Finalizar tarefa:

Fonte: Canal BPV

 

Espero que esse conteúdo tenha ajudado a vocês de alguma maneira.[/vc_column_text][vc_column_text]Fiquem ligados aqui no nosso SITE e também no CANAL BPV (Temos vídeos novos todos os dias de segunda a sábado). Sempre trazemos nótícias do mundo da tecnologia em primeira mão para vocês.

 

Fonte da matéria: https://www.windowslatest.com[/vc_column_text][vc_separator][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=7aXRU4MhPqg” css_animation=”top-to-bottom” title=”Recomendado”][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.