Conhecido como editor de políticas de grupo essa função no Windows não vem habilitadas em versões básicas do sistema da Microsoft. O editor de política de grupo é uma ferramenta muito poderosa, com ela é possível fazer algumas configurações no computador. Nesse artigo vamos mostrar como ativar essa função em versões básicas do Windows.

Quais versões?

Versões básicas não tem todos os recursos necessários, com isso a Microsoft quase que obriga seus usuários migrarem para versões superiores como as versões Pro e Enterprise. Em edições antigas do Windows 7 por exemplo esse recurso não está presente nas versões Start, Home Basic, e Home Premium, já no 8 e 8.1 segue as mesmas regras do Windows 10.

Nota; o erro abaixo é exibido quando você tentar procurar a ferramenta no seu sistema e ele retorna com essa mensagem.

Fonte: BPV/Reprodução

Abra o bloco de notas do Windows cole os comandos abaixo.

@echo off
pushd “%~dp0″
dir /b C:\Windows\servicing\Packages\Microsoft-Windows-GroupPolicy-ClientExtensions-Package~3*.mum >List.txt
dir /b C:\Windows\servicing\Packages\Microsoft-Windows-GroupPolicy-ClientTools-Package~3*.mum >>List.txt

for /f %%i in (‘findstr /i . List.txt 2^>nul’) do dism /online /norestart /add-package:”C:\Windows\servicing\Packages\%%i”
pause

Fonte: BPV/Reprodução

Agora clique arquivo “salvar como”, clique na opção “tipo” e mude para “todos os arquivos”. Em nome coloque “gpedit.bat” sem aspas e salve o arquivo.

Fonte: BPV/Reprodução

Por fim execute o arquivo como administrador e aguarde o processo finalizar, no fim pressione qualquer tecla.

Arquivo pronto

No link abaixo você poderá baixar a versão do arquivo criada pelo nosso canal BPV, no entanto seu navegador pode acusar como vírus, já seu antivírus não. Assim aconselhamos fortemente você mesmo criar seu arquivo de edição usando os passos acima. Faça o download e coloque-o em uma pasta e execute como administrador, depois que o processo finalizar pressione qualquer tecla para encerrar o prompt de comando.

Arquivo Pronto

Gpedit