Como Deixar o Google Chrome Mais Rápido ativando a Aceleração de Hardware no PC e na Placa de Vídeo

Como Deixar o Google Chrome Mais Rápido ativando a Aceleração de Hardware no PC e na Placa de Vídeo - BPV

Como Ativar a Aceleração de Hardware do Google Chrome

Olá, pessoal! Hoje eu vou falar sobre um assunto que interessa a muita gente: como melhorar o desempenho do Google Chrome, o navegador mais usado no mundo. Quem nunca se irritou com a lentidão do Chrome na hora de assistir a um vídeo, jogar um game ou usar vários complementos e extensões? Pois é, isso acontece porque o Chrome é um navegador que consome muitos recursos do seu computador, como memória RAM e placa de vídeo. Mas não se preocupe, porque existe uma solução para isso: a aceleração de hardware. Essa é uma função que permite que o Chrome use esses recursos do seu PC para acelerar algumas tarefas que exigem mais processamento. Assim, você pode navegar mais rápido e sem travamentos. Quer saber como ativar essa função? Então vem comigo que eu vou te ensinar dois métodos simples e rápidos.

Método 1: Ativar a aceleração de hardware do Google Chrome quando disponível
Esse é o método mais fácil e recomendado para a maioria dos usuários. Ele consiste em habilitar uma opção nas configurações do Chrome que faz com que o navegador use a aceleração de hardware sempre que ela estiver disponível no seu computador. Veja como fazer:

  1. Abra o Google Chrome no seu PC;
  2. Clique no ícone com três pontinhos, que fica no canto superior direito da tela;
  3. Clique na opção “Configurações”;
  4. Na tela que se abre, clique na opção “Sistema”, que fica na coluna da esquerda;
  5. Procure pela opção “Usar aceleração de hardware quando disponível” e mude a chave para habilitá-la;
  6. Clique no botão “Reiniciar” e pronto! O Chrome vai reiniciar e usar a aceleração de hardware sempre que possível.

Leia também:

Método 2: Ativar a aceleração de hardware do Google Chrome usando a GPU, isso mesmo! A sua placa de vídeo; Comenta aí abaixo se você já sabia?
Esse método é um pouco mais avançado e pode não funcionar em todos os computadores. Ele consiste em ativar uma opção nas flags do Chrome, que são recursos experimentais que podem alterar o funcionamento do navegador. Essa opção faz com que o Chrome use a GPU (placa de vídeo) do seu PC para renderizar as páginas da web, o que pode melhorar o desempenho em alguns casos. Mas cuidado: essa opção pode causar instabilidade ou incompatibilidade em alguns sites ou dispositivos. Por isso, use por sua conta e risco. Veja como fazer:

  1. Abra o Google Chrome no seu computador;
  2. Digite “chrome://flags” na barra de endereços e aperte “Enter”; Obs. Copie o comando sem as aspas!
  3. Na tela que se abre, digite “Override software rendering list” no campo de pesquisa; Obs. Copie o comando sem as aspas!
  4. Na opção que aparece, mude para “Enabled” para ativar a aceleração de hardware do Google Chrome usando a GPU;
  5. Um aviso vai surgir na parte inferior da tela dizendo que você precisa reiniciar o Chrome para aplicar a mudança. Clique no botão “Relaunch”;
  6. Pronto! O Chrome vai reiniciar e usar a GPU para renderizar as páginas da web.

E aí, gostou das dicas? Espero que elas te ajudem a navegar mais rápido e sem problemas com o Google Chrome. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. E não se esqueça de compartilhar esse post com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!

Fique ligado em nosso site e no Canal BPV Oficial no Youtube.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.