Como Criar um Ponto de Restauração no Windows – Passo a Passo!

Como Criar um Ponto de Restauração no Windows - Passo a Passo! BPV

Para que serve o Ponto de Restauração?

O Ponto de Restauração é um recurso de segurança muito importante que temos no Windows, e é fundamental mantê-lo sempre ativado. Com ele, podemos criar um ponto seguro no sistema, que torna possível voltar a um estado anterior se algo der errado.

Imagine uma situação em que o computador estava funcionando perfeitamente, e aí você resolve instalar um aplicativo, ou até mesmo baixar uma atualização do sistema, e após a ação, o Windows simplesmente “buga” e começa a aprensentar algumas coisas estranhas e até mesmo perda do desempenho; Quem nunca passou por isso? Isso é mais comum do que se imagina. E muitas vezes, o usuário fica tão desesperado que não vê outro jeito senão formatar o PC. Isso tudo poderia ter sido resolvido, “na maioria das vezes”, de forma simples, apenas criando um ponto de restauração antes de qualquer coisa.

Quando devo criar um ponto de restauração?

  • Quando você formata o computador e está tudo funcionando normalmente.

É aconselhável fazer um ponto de restauração sempre que você formatar seu PC e está tudo funcionando direitinho, com todos os programas instalados, etc. Daí, se caso houver qualquer problema no futuro, você poderá voltar para esse ponto que foi criado, onde tudo estava normal.

  • Quando for fazer qualquer procedimento no computador: Atualização do Sistema, instalação de um programa ou um aplicativo diferente, etc.

Antes de fazer qualquer procedimento, aconselho que você crie um ponto de restauração, para evitar transtorno, caso algo dê errado.

Como criar um Ponto de Restauração?

1- Vai na pesquisa do Windows e escreva: criar ponto de restauração. (Vai abrir essa tela, conforme imagem abaixo)

Fonte: BPV/Produção

2- Após clicar em “Criar ponto de restauração”, vai abrir uma nova janela, na aba Proteção do Sistema, verifique se está ‘ativado’, onde está escrito o nome do seu Sistema Operacional. Caso, esteja desativado, ative selecionando “sistema” e clicando em “configurar”.

Fonte: BPV/Produção

3- Selecione “Ativar a proteção do sistema” Em uso do espaço em disco, coloque entre “4GB e 5GB”, clique em “Aplicar” e depois em “Ok”.

Fonte: BPV/Produção

4- Agora com a proteção do sistema ativada vamos criar um ponto de restauração! Selecione onde está escrito “Sistema” e clique no botão “Criar”

Fonte: BPV/Produção

5- Agora nessa tela que vai abrir, pode digitar qualquer nome, mas é bom colocar um nome de identificação, exemplo: Acabou de formatar o PC: “Depois da formatação – Funcionando tudo bem” Depois é só clicar em “criar”

Fonte: BPV/Produção

Pronto! Agora seu PC com Windows está protegido, caso acontece qualquer problema você já pode fazer uma restauração no sistema e resolver tudo; Vou deixar aqui em baixo um vídeo explicando a fundo sobre ponto de restauração no Windows, não esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares, até a próxima!

Fique ligado em nosso site e no Canal BPV Oficial no Youtube.

Como Criar um Ponto de Restauração no Windows e Como ele Funciona!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.