É sabido por todos que as versões básicas do Windows não possuem certos recursos, por exemplo ativar o Bitlocker em unidades USD só é possível fazer com a versão do Windows Pro ou superior. No entanto, existe um recurso que muita gente usa diferente do Bitlocker que poucas pessoas utilizam o editor de política de grupo conhecido como Gpedit. Veja abaixo como ativa-lo em seu PC Windows 11.

Fonte: BPV/Reprodução

Gpedit

O editor de política de grupo é poderosa ferramenta administrativa que usuários e gestores de T.I utilizam para aplicar terminadas tarefas no Windows. E como mencionado acima, infelizmente as versões Home e Home Single Language do Windows 11 não possuem esse recurso ativado nativamente.

Fonte: BPV/Reprodução

Ativando O Gpedit

Abra o bloco de nota, copie e cole o comando abaixo.

@echo off
pushd “%~dp0″

dir /b %SystemRoot%\servicing\Packages\Microsoft-Windows-GroupPolicy-ClientExtensions-Package~3*.mum >List.txt
dir /b %SystemRoot%\servicing\Packages\Microsoft-Windows-GroupPolicy-ClientTools-Package~3*.mum >>List.txt

for /f %%i in (‘findstr /i . List.txt 2^>nul’) do dism /online /norestart /add-package:”%SystemRoot%\servicing\Packages\%%i”
pause

Fonte: BPV/Reprodução

Agora clique em arquivo>salvar como, digite um nome seguido do ponto final com final bat. Exemplo gpedit.bat por fim salve o arquivo em qualquer local no PC.

Fonte: BPV/Reprodução

Com arquivo pronto clique sobre o mesmo com botão direito do mouse em “executar como administrador”, em seguida aguarde o procedimento ser concluído.

Fonte: BPV/Reprodução

Arquivo Pronto

Acima você conferiu como criar seu próprio arquivo, sempre vamos recomendar que o usuário crie seu próprio arquivo comando. Isso é para evitar dizeres “encheu meu PC de vírus” sendo que o mesmo já tinha, em fim. Abaixo iremos deixar o arquivo pronto para ser baixado e executado.

Windows 11 Home Com Restrição De Contas

Infelizmente não é apenas o gpedit que não funciona em versões básicas do Windows 11. Criar conta local, ou seja, off-line também não é possível nas versões básicas. Mesmo o usuário tirando o cabo de rede antes da formatação a seguinte tela abaixo será exibida quando o mesmo não tiver internet.

Fonte: BPV/Reprodução

Assim não será possível prosseguir com a configuração do sistema. Felizmente também já existe uma técnica bem útil que ensina como retirar esse bloqueio onde não é possível criar uma conta local, veja a dica aqui.