ChatGPT Expõe Conversas e Senhas de Usuários em Novo Vazamento; Afirma Relatório!

ChatGPT Expõe Conversas e Senhas de Usuários em Novo Vazamento; Afirma Relatório! BPV

Você já imaginou conversar com um chatbot e receber informações confidenciais de outras pessoas? Pois foi isso que aconteceu com alguns usuários do ChatGPT, a plataforma de inteligência artificial generativa da OpenAI. Segundo uma reportagem do ArsTechnica, o chatbot vazou conversas com outros usuários, revelando até mesmo dados sigilosos como logins e senhas, em alguns casos.

O caso mais grave foi o de um usuário que pediu ajuda ao ChatGPT para encontrar nomes criativos para cores em uma paleta. Em vez de responder à solicitação, o chatbot exibiu nomes de usuário e senhas de um sistema de suporte utilizado por funcionários de um portal de medicamentos prescritos por uma farmácia. Aparentemente, um contratado da empresa acionou o chatbot da OpenAI em busca de soluções para algum problema na página, mas acabou tendo seus dados expostos.

“Elas não estavam lá quando usei o ChatGPT ontem à noite (sou um usuário bastante assíduo). Nenhuma consulta foi feita — elas apenas apareceram no meu histórico e certamente não são minhas (e também não acho que sejam do mesmo usuário)”, revelou Whiteside.

Fonte da imagem: ArsTechnica/Reprodução 

Outras conversas vazadas pelo ChatGPT incluíram detalhes de uma proposta de pesquisa não publicada, scripts usando a linguagem PHP e o nome de uma apresentação em desenvolvimento. As interações parecem ter sido feitas por pessoas diferentes, que não sabiam que suas informações estavam sendo compartilhadas com estranhos.

Esse não é o primeiro vazamento envolvendo o ChatGPT. Em março de 2023, a plataforma expôs dados de assinantes e conversas para terceiros. Em novembro do ano passado, a tecnologia revelou informações usadas no seu treinamento, que incluíam textos confidenciais e sensíveis.

A OpenAI afirmou que está investigando o incidente relatado agora e deve fornecer detalhes em breve. A empresa também disse que está trabalhando para melhorar a segurança e a privacidade do ChatGPT, mas não especificou quais medidas serão tomadas.

Leia também:

Windows 11 Recebe Voice Clarity com Inteligência Artificial sem Precisar de Chip NPU

Microsoft Liberou de Graça para Todos os GPTs do Copilot; Aproveita!

Enquanto isso, é essencial ter cuidado com o tipo de dados compartilhados com o bot alimentado por IA. Especialistas recomendam não digitar informações sensíveis durante as interações com a tecnologia, pois elas podem ser armazenadas ou vazadas sem o seu consentimento. Além disso, é importante verificar a fonte e a veracidade das informações fornecidas pelo ChatGPT, pois elas podem ser falsas ou imprecisas.

Deixe a sua opinião nos comentários e não esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares, até a próxima!

Fique ligado em nosso site e no Canal BPV Oficial no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.