ChatGPT Coloca Nova Guia com Ferramenta para Professores Usarem na Sala de Aula

E aí, galera! Tudo bem com vocês? Hoje eu vim falar sobre uma novidade muito bacana que a OpenAI lançou: um guia para os professores usarem o ChatGPT em sala de aula. Vocês sabem o que é o ChatGPT? É uma ferramenta de inteligência artificial que consegue gerar textos sobre qualquer assunto, a partir de algumas palavras-chave ou frases. Mas não se enganem, o ChatGPT não é um professor substituto, nem uma fonte confiável de informação. Ele é apenas um recurso didático que pode ajudar os alunos a aprenderem de forma mais interativa e divertida.
O guia da OpenAI explica como o ChatGPT funciona e quais são as suas limitações, incluindo os vieses que ele pode ter. Por exemplo, o ChatGPT pode gerar textos que não são verdadeiros, que são ofensivos ou que não fazem sentido. Por isso, é importante que os professores estejam atentos e orientem os alunos sobre como usar a ferramenta de forma crítica e responsável. “[O ChatGPT] é apenas um ponto de partida; você é o especialista e o responsável pelo material”, diz um trecho do manual.
Veja Também: Aplicativos do Windows 11 Devem Ganhar Recursos de Inteligência Artificial
O guia também mostra que o ChatGPT não é adequado para todas as turmas ou disciplinas, e que as instruções podem ser adaptadas de acordo com as necessidades dos professores. “Os prompts são apenas sugestões”. Para ilustrar como o ChatGPT pode ser usado na educação, o guia traz alguns exemplos de professores que já estão usando a ferramenta em suas aulas. Helen Crompton, professora de tecnologia na Old Dominion University, incentiva os alunos de pós-graduação a usarem o sistema como substituto de pessoas (um parceiro de debate ou um recrutador de uma empresa).
Fran Bellas é professora da Universidade de Coruña, na Espanha, e recomenda que os professores usem o ChatGPT como assistente na elaboração de questionários, exames e planos de aula.
O chefe de pesquisa da Universidade de Joanesburgo, Anthony Kaziboni, ensina alunos que não falam inglês fluentemente a usarem o ChatGPT em traduções, redações e prática da língua.
Ensinando com IA
O guia preparado pela OpenAI dá dicas de inputs aos profissionais da educação. O manual se baseia em quatro tópicos para ajudar os profissionais que lecionam: Elabore planos de aula; Crie explicações, exemplos e analogias eficazes; Ajude os alunos a aprender ensinando e Crie um tutor de IA.
Veja Também: Novo Bing ChatGPT: Microsoft está Preparando o “Modo Expert” para o Bing Chat!
As entradas são completas e servem como tutoriais de como fazer com que o ChatGPT se torne um auxiliar na sala de aula. No primeiro tópico, por exemplo, é ensinado a interagir com a IA generativa para ela responder já tendo a informação se os alunos conhecem algo da matéria ou não.
Eu achei esse guia muito interessante e útil para os professores que querem inovar nas suas aulas e usar a tecnologia a seu favor. E vocês, o que acharam? Vocês já usaram o ChatGPT ou alguma outra ferramenta de IA na educação? Contem nos comentários! Até a próxima!
Fique ligado em nosso site e no Canal BPV Oficial no Youtube.
1 Comentário
Excelente artigo! Parabéns!!!