Cada periférico do computador precisa dos drivers para funcionar corretamente, na verdade tudo que você conecta ou usa é controlado por processos que no final acaba sendo “um driver” gerenciado por uma controladora. No entanto muitas pessoas não percebem que deixar Windows instalar os drivers ou não atualiza-lo pode ocasionar problemas. Lembre-se dessa frase “para tirar o máximo de performance do PC, você precisa ter os drivers originais instalados”.

Como assim drivers originais?

Desde o Windows vista a Microsoft tem uma espécie de banco de dados genéricos que, quando necessário o sistema instala (superficialmente) para funcionamento básico do Windows. É justamente aí que mora o perigo “genéricos”, funcionamento básico do Windows. Os drivers originais ou baixados direto do fabricante são necessários para melhor performance do sistema. Más nem todos sabem procurar os drivers corretos para seu computador. Abaixo vamos mostrar uma dica muito útil para baixar e instalar drivers de qualquer computador.

A imagem pode conter: texto

Drivers Cloud

O serviço online Drivers Cloud pode auxiliar na procura dos drivers originais do seu computador. Mesmo você não sabendo o modelo ou marca do seu equipamento. No entanto surge uma pergunta, se você formatar o computador e o driver de rede não funcionar como conseguirei instalar eles sem internet? Pensando assim o Drivers Cloud não será de ajuda, no entanto você pode antes de formatar a máquina baixar os drivers antes não é verdade? Ou seguir a dica de fazer backup dos drivers usando um comando já mostrado aqui no site, veja o tutorial completo aqui.

Acesse o site do driver cloud clicando aqui. Carregando a página selecione a plataforma que pode ser Windows ou Linux. Depois você pode clicar no botão azul “instalar” ou “iniciar” assim ele irá identificar os dados de sua máquina e em seguida abrirá o navegador com os drivers a serem baixados. No entanto você usar um método diferente.

Fonte: BPV/Reprodução

Detecção Offline

Essa opção pode ser usada em computador que não esteja com internet, pois ela gera um arquivo que pode ser carregado no site do Drivers Cloud em outro PC com internet e assim o usuário conseguirá baixar os drivers daquele PC que não está funcionando o driver de rede. Note que na imagem acima temos a opção “instalação 32 bits, ou instalação 64 bits”, e por fim a opção de sistemas antigos.

Escolha de acordo com seu sistema para saber qual sistema você está usando clique com botão direito em meu computador, depois em propriedades, assim será exibido os dados do seu computador atente-se a arquitetura em bits do mesmo, sabendo disso volte no site e baixe a versão correta.

Fonte: BPV/Reprodução

No exemplo abaixo vamos baixar a versão 64 bits, e executar em nosso computador. Isso mesmo, não iremos instalar apenas executar a ferramenta. Baixado o arquivo extraia-o para algum local do seu computador. Em seguida execute o arquivo principal assim como mostrado na imagem abaixo.

Fonte: BPV/Reprodução

Na tela que será mostrada clique em detectar, nesse processo ele irá verificar o sistema e abrir o navegador para baixar os drivers necessários.

Fonte: BPV/Reprodução

Quando o processo terminar ele irá abrir o navegador, quando isso acontecer clique em “meus drivers”.

Fonte: BPV/Reprodução

Agora você pode baixar os drivers do seu computador e em seguida instalar sem problemas, recomendamos instalar apenas os drivers principais como vídeo (placa de vídeo On e Offboard , áudio, card, rede lan, wi-fi e etc. Também será de grande avalia criar um ponto de restauração antes de prosseguir.

Fonte: BPV/Reprodução

No entanto a segunda opção poderá ser usada em computadores cuja internet por falta de drivers não está funcionando, assim como mencionamos anteriormente. Para isso marque a caixinha “detecção offline”. No final ele irá pedir você para salvar um arquivo de log, com esse arquivo você pode acessar o site do Drivers Cloud e carregar esse arquivo que o download dos drivers será liberado.

Fonte: BPV/Reprodução

Abra o site Drivers Cloud, arraste o arquivo de log para o local indicado assim como mostrado na imagem abaixo.

Fonte: BPV/ReproduçãoAgora você pode baixar os drivers do seu computador e em seguida instalar sem problemas, recomendamos instalar apenas os drivers principais como vídeo (placa de vídeo On e Offboard , áudio, card, rede lan, wi-fi e etc.

Também será de grande avalia criar um ponto de restauração antes de prosseguir.