O Windows 10 evoluiu muito nesses últimos 5 anos desde o seu lançamento. No entanto, os inúmeros problemas que o sistema apresentou a cada nova atualização fizeram dele um sistema não confiável. Obviamente que isso não tira o mérito que veio junto com ele, em facilidades, tecnologias e muito mais. Nesse artigo vamos ensinar uma dica muito útil que previne dor de cabeça quando o sistema não carrega mais ou dá problema.

Backup preventivo

A dica muitos já conhecem, no entanto, vamos adicionar alguns elementos que vão deixar o sistema ainda melhor, e em seguida vamos criar um backup da imagem do sistema do Windows, e assim quando for necessário (caso o Windows não ligue mais, apresente erros de tela azul, ou qualquer outro tipo de bug) você conseguirá em minutos resolver o problema.

Fonte: Pexels/Reprodução

Deixando Windows 10 rodando liso

No primeiro passo vamos remover todos os possíveis erros que Windows possa ter, assim utilizaremos dos comandos abaixo com objetivo de deixar o sistema rodando liso.

Abra o Windows PowerShell com privilégios de administrador, e execute cada comando abaixo um por vez.

Comando 1; CHKDSK /R

Esse comando verifica se o disco está ok, e se estiver com algum problema ele irá corrigir (esse comando não repara setores com bad block). Necessariamente você não precisar rodar os comandos em ordem. Selecione S e pressione Enter, reinicie o PC.

Comando 2; SFC /SCANNOW

Esse procedimento visa reparar arquivos protegidos do Windows, o mesmo pode demora em torno de 20 minutos.

Comando 3; DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth

Esse comando repara arquivos corrompidos ou ausentes do sistema operacional garantido que todos os erros sejam corrigidos, e que seu sistema fique rodando liso. 

Remoção de vírus

Outra parte importante desse procedimento é a remoção de vírus, para isso você pode pedir seu antivírus para verificar todo o computador ou usar uma das opções abaixo.

Malwarebytes AdwCleaner (Portátil)

Ultra Adware Killer (Portátil)

Kaspersky Security Cloud Free (Instalável)

Limpeza de arquivos temporários

Nessa última etapa vamos remover arquivos temporários, arquivos de instalação, update e outros. Aconselhamos fazer uma limpeza de disco usando a própria ferramenta do Windows. Sugerimos o programa abaixo para limpeza completa do seu sistema, no entanto, você pode qualquer uma que você conheça.

Cleano (Portátil)

Dism++ (Portátil)

DupeGuru (Instalável)

Backup pronto

Depois de feito os procedimentos acima vamos iniciar o processo de criação da imagem de backup. Você poderá usar um HD externo, pen drive com grande capacidade ou uma partição secundária.

Nota; você poderá fazer o backup junto com seus arquivos, no entanto, não é recomendado, pois quando você restaurar sua máquina os arquivos vão voltar (só que os arquivos serão da mesma data que foi feito o backup). Sugerimos você fazer o backup automático em seu PC, para isso veja esse artigo começando do subtítulo “Partições” clique aqui. 

Abra configurações do computador>atualização e segurança>backup>ir para backup e restauração (Windows 7). Em seguida clique criar imagem do sistema, na janela aberta clique escolha o disco de destino do backup e clique em avançar.

Fonte: BPV/Reprodução

Na tela seguinte é exibido as partições do Windows atual, caso o usuário queira adicionar outras partições existentes no sistema poderá, no entanto, não é recomendado, pois o tamanho do backup será muito grande, note também que é exibido o tamanho que o backup vai ficar. Verificado tudo clique para avançar.

Fonte: BPV/Reprodução

Se tudo ocorrer bem a mesma mensagem abaixo será exibida, clique em fechar.

Fonte: BPV/Reprodução

Restaurando sistema!

Se sua máquina apresentar algum problema você poderá restaurar ela em minutos. Você poderá usar a mídia de instalação do Windows 10 (Pen drive boot também serve) ou você pode esperar que o próprio sistema entre em modo de reparação, isso acontece devido alguma falha grave, assim as opções que precisamos podem ser acessadas. Se você usou um pen drive ou HD externo para salvar o backup, já deixe ele conectado ao PC antes de iniciar o procedimento.

Fonte: BPV/Reprodução

Ao chegar na tela abaixo, selecione solução de problemas>opções avançadas>recuperação de imagem do sistema, Windows 10.
Recuperação de imagem do sistema.

Windows 10.

Nas janelas seguintes apenas avance.

Fonte: BPV/Reprodução

Avance.

Fonte: BPV/Reprodução

Clique concluir para finalizar tudo, agora aguarde o procedimento restaurar a imagem criada por você. Em minutos seu sistema estará perfeito assim como você havia deixado, depois atualize seu antivírus e o Windows, isso ajuda a manter o sistema protegido.

Backup via linha do comando!

É possível criar o mesmo backup no modo sombra (imagem do sistema) usando o Windows PowerShell. No entanto, cuidados devem ser observados. Você poderá seguir as dicas acima para otimização do Windows utilizando os comandos via PowerShell, também poderá fazer a limpeza de arquivos temporários e vírus do Windows antes de fazer o backup do sistema.

Os cuidados são simples, primeiro você deve calcular o tamanho que seu Windows está ocupando na unidade C. Por exemplo se o tamanho for 25GB no total, você não poderá usar um pen drive de 32GB, pois a cópia criada pelo PowerShell deixa a imagem um pouco maior, o ideal é usar o HD externo ou partição secundária. Segundo o processo pode demorar um pouco mais.

Abra o Windows PowerShell com atributos de administrador, em seguida copie e cole o comando abaixo mudando apenas a letra depois do nome backupTarget, pois essa letra corresponde a unidade de destino do Backup, troque ela pela letra correta dá unidade que você está usando.

wbAdmin start backup -backupTarget:E: -include:C: -allCritical -quiet

Aguarde o procedimento ser finalizado, o backup pode demorar em torno de 20 minutos. Para restaurar o backup em caso de acidente basta seguir as mesmas dicas desse artigo no tópico Restaurando sistema.