Será um eterno beta? Não! O Windows 10 já é um sistema estável, e alguns erros são esperados. Não há como negar isso, no entanto sabemos que muitos usuários usam máquinas com Hardware antigo e isso também é um gatilho para novos bugs. Tela azul, loop infinito, tela preta e outros sempre estão assustando os usuários dessa nova plataforma.

O caso mais recente é uma cumulativa lançada pela Microsoft que corrigi erros no sistema a KB4522355, traz correções para o erro que aumentava o consumo de CPU, bug na barra do menu iniciar, travamentos na hora de iniciar uma sessão e outros. Confira todas as correções aqui.

Problemas sérios

O maior dos problemas é que muitas das vezes como citado acima as atualizações causam erros quase que irreparáveis. Nesse artigo vamos mostrar como desinstalar updates com problemas no seu sistema. Nota; não garantimos que possa funcionar com você, no entanto são as opções mais corretas a se fazer.

Com sistema funcionando

As dicas abaixo são para usuários que conseguem acessar o sistema. A primeira dica é ir no painel de controle do Windows e desinstalar a última update, ou a que possa ter causado o problema.

Fonte: BPV/Reprodução

Assim pesquise antes o nome da KB (atualização do Windows) que causou os erros. Sabendo disso clique em desinstalar update, em seguida reinicie seu computador.

Fonte: BPV/Reprodução

Caminho “painel de controle>programas>programas e recursos>atualizações instaladas”.

Nota; cuidado, escolha a KB correta, apesar de que depois você pode reinstalar ela no futuro.

Fonte: BPV/Reprodução

Outra maneira é usar a restauração do sistema, para isso clique botão direito do mouse em meu computador, depois propriedades. Sobre; a restauração do sistema volta em uma data em que a atualização não estava afetando o sistema, ou seja, volta no tempo antes da atualização ser feita em seu computador, dados não serão perdidos.

Fonte: BPV/Reprodução

Na janela aberta clique em proteção do sistema.

Fonte: BPV/Reprodução

Por fim escolha o disco “C” onde o Windows está instalado,

Fonte: BPV/Reprodução

em seguida clique em restauração do sistema. Assim escolha um ponto de restauração onde o Windows fez atualizações, e clique avançar e depois concluir.

Agora aguarde o processo ser finalizado, o computador será reiniciado, quando ele voltar exibirá uma tela mostrando se a restauração foi um sucesso ou não, se foi, pronto você não precisa mais se preocupar, agora se não foi, sugerimos continuar lendo esse artigo até o final, abordaremos outros métodos.

Fonte: BPV/Reprodução

Modo Radical 

O modo radical para desinstalação de updates com erro pode ser feito de algumas maneiras. Por exemplo se o computador estiver com sistema funcionando clique para reiniciar ele pressionando a tecla SHIFT, fique pressionando até o sistema entrar na tela abaixo.

Mas se o seu PC não consegue iniciar o Windows faça o seguinte; quando você pressionar a tecla Power, ou seja, ligar seu PC, espere ele mostrar a logo do Windows e quando ela for mostrada, pressione o botão Power até o sistema desligar, faça isso duas vezes seguidas. Uma tela de reparação será exibida e no fim mostrará algumas opções.

Fonte: BPV/Reprodução

Siga os passos abaixo para desinstalar updates com problemas. Selecione a opção “solução de problemas”.

Em seguida opções avançadas.

Nota; você pode tentar outras alternativas já que chegou nessa tela. Clique em desinstalar atualizações. Talvez seu usuário e senha serão necessários, no entanto se você não estiver usando senha apenas prossiga.

Fonte: BPV/Reprodução

Será exibida duas opções, a primeira atualização de qualidade, e a segunda atualização de recursos.

Fonte: BPV/Reprodução

Como saber qual é a correta? Atualização de qualidade são updates cumulativas, ou seja, nela são encontradas correções de atualizações anteriores.

Reprodução

Já as atualizações de recursos são lançadas a cada 6 meses, por exemplo a versão 1903 foi uma delas, a outra programada agora para novembro tem o nome de 1909 H2, essas são separadas das atualizações de recursos.

No exemplo vamos escolher a opção “atualização de qualidade”. Feito isso, uma nova tela será mostrada, clique no botão desinstalar a atualização de qualidade. Aguarde o processo ser finalizado.

Fonte: BPV/Reprodução

Se não funcionar tente algumas das opções listadas abaixo.

Fonte: BPV/Reprodução

Para evitar novos problemas com atualizações sugerimos você ler esse artigo, clique aqui.