Copiar e mover arquivos são coisas comum no uso do comutador, é algo tão corriqueiro que nem percebemos quando estamos copiando ou movendo arquivos do PC para um Smartphone, pen drive, hd externo ou para outra pasta do próprio computador. Quem nunca usou a opção “enviar para” onde você escolhe um destino como dispositivo removível. Sabia que é possível personalizar essa opção?

Novo menu copiar e mover

Alterando um registro no sistema vamos ter duas novas opções muito, mais muito útil. Veja no exemplo abaixo. Note que no menu de contexto é mostrado a opção “Copiar para pasta” e “Mover para pasta”. Com essas opções você pode copiar e mover arquivos rapidamente para o próprio computador sem precisar sair da pasta de origem.

Fonte: BPV/Reprodução

Adicionados entradas

Para que essa opção aparece no seu menu de contexto é necessário fazer algumas pequenas alterações no registro do Windows. Primeiro pressione “Windows+R”na janela executar digite regedit e pressione Enter.

Fonte: BPV/Reprodução

Dentro do editor navegue pelas seguinte caminho sem aspas “HKEY_CLASSES_ROOT\AllFilesystemObjects\shellex\ContextMenuHandlers”.

Fonte: BPV/Reprodução

Agora clique com botão direito do mouse em “ContextMenuHandlers” e escolha a opção de criar uma nova chave “Novo>Chave“.

Fonte: BPV/Reprodução

Nomeie essa nova pasta como “Copiar para” sem aspas.

Fonte: BPV/Reprodução

Logo em seguida dê um duplo clique no arquivo criado “Padrão”.

Fonte: BPV/Reprodução

Na janela que abrir cole esse valor sem o ponto final e clique ok: {C2FBB630-2971-11D1-A18C-00C04FD75D13}.

Fonte: BPV/Reprodução

Para criar a opção “Mover para” o procedimento é o mesmo que usamos para criar a opção “Copiar para”. Nesse caso ao criar a nova chave (e nomear ela com o nome Mover para) cole o valor sem o ponto final e clique ok: {C2FBB631-2971-11D1-A18C-00C04FD75D13}. Veja na imagem abaixo.

Fonte: BPV/Reprodução

Ainda não entendeu como criar a outra pasta? Vamos lá, depois de criar a opção “Copiar para”, basta voltar na pasta “ContextMenuHandlers” clique com botão direito do mouse em “Novo>Chave” nomeie ela com o valor sem o ponto final e clique ok: {C2FBB631-2971-11D1-A18C-00C04FD75D13}. Pronto criamos as duas opções.

Resumo

Ao finalizar os passos feche o regedit, vá em um arquivo qualquer do PC e clique sobre ele com botão direito do mouse que você verá as opções de Copiar para e Mover para. Ao escolher uma delas outra janela será exibida pedindo o local de destino onde os dados vão ser copiados/movidos.

Fonte: BPV/Reprodução