É bem possível que você já tenha ouvido falar sobre virtualização. No entanto poucos sabem que Windows 10 utiliza muito desse recurso para várias tarefas que melhoram o desempenho do PC além de garantir melhor proteção.

Não só máquinas virtuais

O Intel Virtualization, Intel -VT, AMD-V, VT-D ou Virtualization Technology é um recurso presente nos processadores que podem ser ativados no BIOS/UEFI quando a CPU dá suporte. E ao contrário do que muitos pensam esse recurso não serve só para trabalhar com máquinas virtuais. O Windows 10 utiliza desse recurso para separar uma área da memória RAM que ficará fora do sistema.

Fonte: BPV/Reprodução

O Windows defender também precisa desse recurso para trabalhar melhor e proteger ainda mais sua máquina. Profissionais de T.I também podem usar o SandBox que é uma espécie de máquina virtual para testar aplicações sem danificar o sistema.

Programas como o Kaspersky também precisam que a virtualização esteja habilitada no PC para ativar um dos seus recursos chamados Safe Money, que separa o navegador do resto do sistema protegendo assim tudo que é feito ali. Em resumo você notou o quanto necessário é ter esse recurso ativado em seu PC. Abaixo vamos mostrar como ativar tal recurso.

Ativando

Primeiro você precisa acessar sua BIOS/UEFI, ao ligar o PC pressione as teclas (que variam de acordo com modelo do computador) PC desktop são F8, Delete, Del, F10, F11 ou F12. Para notebooks e modelos similares são F2, Delete, Del, F11 ou F12. Procure essa opção de virtualização, observe a imagem abaixo, pois nela adicionamos alguns modelos de placas mãe. Depois de encontrar a função clique nela e mude o status de “Disabled” para “Enabled”.

Fonte: BPV/Reprodução

Modelo placa mãe Gigabyte, opção Chipset, VT-D, mudar para “Enabled”.

Depois salve as alterações, e pronto! Com isso seu Windows 10, que também inclui Windows Defender e ferramentas de terceiros poderão trabalhar melhor.