Aprenda Reduzir O Consumo De Memória Ram Dos Navegadores

0
183
Fonte: Fossbytes/Reprodução

Esse artigo abordará algumas técnicas que podem ser aplicadas em qualquer navegador que rode versões de código aberto do Chromium, no entanto as dicas aqui não se aplicam aos navegadores Microsoft Edge padrão e Internet Explore. Os navegadores sãos os grandes vilões de consumo de memória RAM de qualquer computador, por esse motivo esse artigo é essencial para que você diminua o consumo de memória RAM do seu PC.

Navegar na internet

Navegar pela rede é algo bastante comum entre todos que possuem internet em sua casa ou trabalho. Já lhe falaram que quanto mais abas abertas mais consumo de memória seu PC terá? Sim isso é verdade, um dos navegadores que mais consomem memória RAM é o Google Chrome no entanto outros concorrentes do Chrome também não ficam para trás.

Fonte: BPV/Reprodução

Reduzindo consumo

Existe uma função escondida no navegador Google Chrome e versão Canary (desenvolvedor), que deixam as páginas abertas (abas que não estão em uso) em modo pause, assim elas não recebem atualizações e consequentemente reduzem o consumo de memória RAM do computador. Abra seu navegador Chrome e digite sem aspas “chrome://flags/” e pressione Enter.

Fonte: BPV/Reprodução

Em seguida na barra de pesquisa logo abaixo digite sem aspas “Tab Freeze” uma opção será mostrada. Mude o botão “Default” para “Enabled”.

Fonte: BPV/Reprodução

Por fim um botão no canto inferior direito será exibido, clique nele para reiniciar seu navegador, fique tranquilo todas as páginas serão fechadas mais voltaram a serem abertas automaticamente. Dica; antes do processo verifique o gerenciador de tarefas do Windows para ver quanto de consumo está naquele momento antes de realizar o processo, depois do processo ser realizado compare para ver se realmente melhorou.

Fonte: BPV/Reprodução

Note que ao entrar em uma aba que estava congelada ela irá trabalhar normalmente.

Até 80% menos consumo

Uma dica infalível que realmente surte grande efeito é usar o Firemin, aplicativo grátis que faz um serviço de utilidade pública, o detalhe aqui é que ele funciona com todos os navegadores exceto Microsoft Edge padrão e Internet Explore. Clique aqui para baixar o Firemin, depois de baixar o aplicativo você deve instalar o mesmo. Em seguida abra o aplicativo (se você estiver em seu computador o Mozilla Firefox, o Firemin irá habilitar ele como navegador a ter o efeito de redução de consumo de memória RAM), no entanto você pode adicionar manualmente qualquer navegador. Abra também o gerenciador de tarefas do Windows.

No gerenciador de tarefas do Windows procure o navegador que você vai adicionar o recurso. Em seguida clique para expandir os processos, ou clique com botão direito do mouse em “abrir local do arquivo”.

Fonte: BPV/Reprodução

Assim você saberá onde está o arquivo .exe do seu navegador está, copie o caminho para facilitar.

Fonte: BPV/Reprodução

No Firemin clique em “Browser”, cole o caminho na barra de endereços e pressione Enter, selecione o arquivo .exe (executável) do seu navegador, e depois no Firemin clique em Save.

Fonte: BPV/Reprodução

Feche e abra o Firemin, depois de abrir ele novamente marque a caixinha de diálogo como mostrado na imagem abaixo.

Fonte: BPV/Reprodução

Lembramos que o Firemin só suporta um navegador por vez, sendo assim use no Browser que você mais usa. Com ele o consumo de memória ram de qualquer navegador será reduzido em até 80%. No entanto é possível baixar no site oficial do Firemin a versão portátil assim você poderá usar ele com mais um navegador de sua preferência, más terá que abrir toda vez o o arquivo portátil.