É bem provável que você já ouviu falar sobre o vírus total, site bem conhecido que verifica ameaças online (URLs) ou de arquivos que podem ser enviados aos seus servidores. A Kaspersky também proporciona um serviço parecido chamado de Kaspersky Threat Intelligence, que verifica arquivos, URLs, domínios e até IPs. Confira abaixo como utilizar.

Inteligência de ameaças

É a tradução direta do nome Threat Intelligence. O serviço encontra-se nesse site, clique aqui. Ao entrar no site o usuário é direcionado para fazer upload de arquivos a serem verificados, o tamanho total dos arquivos não pode ultrapassar 256MB (meio giga).

Fonte: BPV/Reprodução

Para enviar uma amostra clique no botão verde centralizado “Browser” navegar.

Fonte: BPV/Reprodução

Depois clique no botão analisar.

Fonte: BPV/Reprodução

O processo não demora muito, claro, vai depender do tamanho do arquivo enviado.

Fonte: BPV/Reprodução

Depois o resultado é exibido e você poderá ver todos os detalhes da verificação online.

Fonte: BPV/Reprodução

Ip e links da Web

Na segunda guia Lookup, o usuário poderá testar links da web (sites) Ips e domínios.

Fonte: BPV/Reprodução

E por fim ainda temos a opção de verificar links suspeitos como por exemplo de download, essa função só está liberada para quem é registrado, caso queira é só fazer sua conta.

Fonte: BPV/Reprodução

Resumo

Se você baixou algum arquivo que por exemplo o navegador acusou vírus, não abra tal arquivo, o melhor é verificar ou ter uma segunda opção, as vezes o navegador taxa como falso positivo e até seu antivírus pode deixar passar. No entanto, talvez não custe nada você ter uma segunda opinião, é melhor você ser precavido do que sofrer problemas no sistema depois por causa de vírus.