Essa função é muito útil para usa SSD com pouco espaço, no entanto, também é muito utilizada por entusiastas. De qualquer forma nesse artigo vamos mostrar essa dica que é oficialmente aplicada pela própria Microsoft.

Compact OS

O procedimento é muito simples o comando funciona de forma especial para diminuir dentro do sistema seu tamanho real isso sem ocasionar eventuais problemas visto que o processo é feito por um algoritmo que basicamente pega vários arquivos e coloca-os junto em uma pasta e em seguida faz a compressão.

CMD

Para comprimir o sistema vamos usar o CMD, então abra o (Prompt de comando) com privilégios de administrador, em seguida copie e cole o comando abaixo sem aspas.

Fonte: BPV/Reprodução

COMPACT.EXE /CompactOS:always

Agora é só aguardar o processo ser finalizado, ele pode demorar em torno de 15-20 minutos dependendo da configuração do PC.

Fonte: BPV/Reprodução

Quando o processo finalizar note (na imagem abaixo) que ele irá mostrar quanto em espaço em disco foi compactado (ou reduzidos) do seu sistema.

Fonte: BPV/Reprodução

Desfazendo o processo

O processo pode ser desfeito de forma simples usando o processo reverso, para isso abra o CMD com privilégios de administrador, copie e cole o comando abaixo sem aspas e pressione Enter.

COMPACT.EXE /CompactOS:never

Resumo

Use essa opção se realmente for preciso, ou seja, se você estiver com pouco espaço em disco (onde o Windows está instalado). Não aplique esse algoritmo em discos que Windows não está instalado. O objetivo desse algoritmo é outro como já mencionado acima. Por fim usar os próprios os métodos reconhecidos pela Microsoft é o melhor, se você usar outros programas de terceiros fica a seu critério.