Ícone do site Canal BPV

Aplicativo Perigoso “SpyLoan” Promete Empréstimo para Roubar Dados; Tenha Cuidado!

Aplicativo Perigoso "SpyLoan" Promete Empréstimo para Roubar Dados; Tenha Cuidado! BPV

Aplicativo Perigoso "SpyLoan" Promete Empréstimo para Roubar Dados; Tenha Cuidado! BPV

Você já ouviu falar do SpyLoan? Esse é o nome de um malware perigoso que está se espalhando pela Google Play Store e pode roubar seus dados bancários e pessoais. Neste post, eu vou te contar como ele funciona e como se proteger dessa ameaça.

O SpyLoan é um tipo de malware que se disfarça de aplicativo de empréstimo ou serviço financeiro. Ele engana as pessoas que precisam de dinheiro rápido e oferece condições tentadoras, mas na verdade ele só quer roubar suas informações. Esse golpe existe desde 2020, mas aumentou muito nos últimos meses, principalmente em países como México, Tailândia, Índia, Indonésia, Singapura, Colômbia e Peru. Alguns desses aplicativos até usam o nome de bancos reais que não têm app próprio. Segundo a empresa de segurança ESET, que descobriu o malware, cerca de 12 milhões de downloads foram feitos na loja do Android só nos apps que eles identificaram.

Mas como o SpyLoan funciona? Bom, geralmente ele chega até você por meio de uma mensagem de SMS ou rede social, indicando o app como uma solução para seus problemas financeiros.

Quando você instala o app falso, ele te pede para aceitar uns termos de serviço bem confusos, que na verdade dão permissão para ele acessar vários dados do seu celular, como registro de chamadas, localização, contatos e até câmera. Depois, ele te pede para fazer um cadastro, que envolve muitas informações pessoais e bancárias. Ele até te pede uma foto do seu cartão de crédito e uma selfie, dizendo que é para receber o empréstimo. Mas na verdade, ele está roubando tudo isso para usar contra você.

Os criminosos por trás do SpyLoan não se contentam em roubar seu dinheiro. Eles também te ligam ou mandam mensagens para te chantagear, pedindo mais dinheiro e ameaçando você e sua família. Eles podem usar suas fotos e dados para te expor na internet ou fazer compras em seu nome.

A boa notícia é que o Google já removeu 17 dos 18 apps falsos que a ESET encontrou e mudou as permissões dos outros. Além disso, os bancos que tiveram o nome usado também foram avisados. Mas isso não significa que o perigo acabou. Você precisa ficar atento e tomar alguns cuidados para não cair nesse tipo de golpe.

Leia também:

Falhas são Encontradas na Autenticação por Digital no Windows Hello para Burlar o Mecanismo de Segurança

Google Play Removeu 12 Aplicativos Perigosos – Desinstale Agora do seu Celular Android, Lista Completa!

Novo Golpe de PIX no WhatsApp; Alerta a Receita Federal!

Aqui vão algumas dicas:

Espero que essas dicas te ajudem a se proteger do SpyLoan e outros malwares parecidos. Lembre-se: se a oferta é boa demais para ser verdade, provavelmente é um golpe. Fique esperto e não caia nessa! Até a próxima.

Fique ligado em nosso site e no Canal BPV Oficial no Youtube.

ATIVE JÁ esse Recurso no Windows e Ganhe MAIS DESEMPENHO no PC e Também nos JOGOS!
Sair da versão mobile