Anatel Aplicou uma Multa Milionária na Claro e no Bradesco Devido a Telemarketing Abusivo

Anatel Aplicou uma Multa Milionária na Claro e no Bradesco Devido a Telemarketing Abusivo - BPV

Você já se sentiu incomodado com aquelas ligações que tocam e desligam na sua cara? Pois saiba que a Anatel não está de brincadeira e resolveu punir as empresas que fazem esse tipo de telemarketing abusivo. A Claro e o Bradesco foram as primeiras a levar uma multa bem salgada por desrespeitarem as regras da agência. Quer saber mais sobre essa história? Então vem comigo!

A Anatel anunciou que aplicou multas de R$ 15 milhões para a Claro e de R$ 11 milhões para o Bradesco por causa das chamadas curtas, aquelas que duram menos de três segundos e não têm ninguém do outro lado da linha. Essas ligações são feitas por robôs que tentam vender serviços de telecomunicações ou produtos financeiros, mas muitas vezes não conseguem completar a conexão.

Segundo o conselheiro da Anatel Artur Coimbra, em entrevista ao Tecnoblog, as multas foram definidas levando em conta o poder econômico das empresas, que já tinham sido notificadas e tiveram um prazo para se adequar às normas da agência. O processo contra as duas empresas começou em abril de 2023 e faz parte da estratégia da Anatel para reduzir o telemarketing abusivo, que incomoda milhões de brasileiros todos os dias.

Leia também:

Microsoft Planeja Liberar o Copilot do Windows 11 Também para o Windows 10!

Windows 11 Mais Leve? Microsoft Remove Alguns Aplicativos Padrão do Sistema!

Novo Windows 11 23H2, Será que Vale a pena Atualizar?

A Anatel vem trabalhando nesse assunto desde 2019, quando criou o “Código de Conduta para Ofertas de Serviços de Telecomunicações por meio de Telemarketing” e o “Não Me Perturbe”, um site onde os consumidores podem se cadastrar para não receber ligações indesejadas. Em 2021, a agência implementou o código 0303 para identificar as chamadas de telemarketing.

Em 2022, a Anatel revisou a regulamentação e estabeleceu um limite de 100 mil chamadas curtas por dia por número. Além disso, a agência lançou o portal “Qual Empresa Me Ligou”, que permite aos usuários consultar o CNPJ das empresas que ligaram para eles.

Em 2023, a Anatel realizou a tomada de subsídio nº 22/2023, uma consulta pública para colher a opinião dos usuários sobre como melhorar o combate às chamadas abusivas. A agência também afirmou que vai continuar fiscalizando as empresas para evitar novas infrações.

E você, o que acha dessa iniciativa da Anatel? Você já recebeu alguma ligação abusiva? Deixe seu comentário e compartilhe este post com seus amigos e até a próxima!

Fique ligado em nosso site e no Canal BPV Oficial no Youtube.

COMO INSTALAR O WINDOWS 11 23H2 SEM REQUISITOS E SEM PERDER NADA!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.