Os problemas no Windows vão do mais simples ao mais complexo, no entanto, entre eles o que deixa os usuários com muita raiva é a perda de conexão, ou seja, ficar sem internet. Usuários relatam problemas na ultima versão do Windows 10 (2004), do nada a internet para de funcionar. Nesse artigo vamos aborda as possíveis causas desse problema.

Fonte

O bug

Se estava funcionando, possivelmente não seja driver, caso seja o vídeo acima poderá ajudar, pois não podemos descartar essa possibilidade, atualizar o driver ou reinstala-lo é sempre uma boa, também reiniciar seus aparelhos de internet pode solucionar o problema. O que se sabe por momento é que esse bug pode acontecer do nada e as vezes pode ocorrer por causa da desinstalação de um algum antivírus que tenha Firewall incluso.

Correção

Como mencionado acima como último recurso você poderá atualizar o driver de rede. No entanto, você poderá tentar a reparação da rede usando a solução de problemas do próprio sistema. Veja os passos, clique no ícone de rede que fica no conto inferior esquerdo em seguida clique em solucionar problemas.

Fonte: BPV/Reprodução

Os próximos passos necessitam que você leia com atenção, quando o processo terminar você deve reiniciar o computador, se depois de reiniciar o sistema o problema ainda persiste vamos ao passo final.

Fonte: BPV/Reprodução

Firewall bugado!

O bug pode acontecer do nada, se as opções mencionadas acima não revolverem seu problema vamos para a possível solução. Digite na barra de pesquisa “segurança” abra o aplicativo de segurança do Windows>Firewall e proteção de rede.

Fonte: BPV/Reprodução

A seguir as opções de rede do Windows serão exibidas, atente-se no perfil de rede que mostra o status “ativo” clique nessa opção e na próxima tela clique para desativar o Firewall do Windows Defender.

Fonte: BPV/Reprodução

Depois de seguir esse tutorial verifique se sua rede voltou ao normal, caso volte seu problema foi resolvido, caso fique do mesmo jeito aí aconselhamos pesquisar sobre o assunto, no entanto ative o Firewall novamente.

Fonte: BPV/Reprodução

Agora se der certo, você irá precisar de um Firewall que substitua o do sistema, assim aconselhamos usar o Windows Firewall Control da Malwarebyte. Que é uma excelente ferramenta para proteção da rede. Depois de instalar o Windows Firewall Control, você deverá configura ele de forma correta. Se a versão que você baixou veio em inglês você poderá mudar para português do Brasil, em seguida clique na guia “Perfis” escolha a opção Filtragem média.

Fonte: BPV/Reprodução

Depois procure a guia “Notificações” e escolha a opção “Exibir notificações”.

Pronto com isso seu Firewall estará configurado, de agora em diante todo programa, app e processo do sistema que precisar conectar com a internet você será notificado, assim basta clicar em permitir para liberar o acesso ou bloquear.

Caso você por acidente bloqueie algum programa, app ou processo por engano basta clicar no ícone “prancheta” para procurar os processos bloqueados e permitidos, por lá você poderá liberar o acesso.